Gestão de Riscos
janeiro 28, 2024As atribuições do Nível Operacional
janeiro 31, 2024Neste artigo irei tratar da zona fronteiriça entre o nível tático (gerencia) e o nível operacional (operários).
Como tratei nos artigos anteriores onde o foco foi o nível tático, ressaltei sua importância nas questões estratégicas da empresa recebendo diretamente do nível corporativo as diretrizes estratégicas para que as absorva em seu próprio nível e repasse os desdobramentos para o nível operacional.
É sobre o repasse para o nível operacional que este artigo irá tratar bem como a importância das atribuições que serão delegadas a operação.
O nível tático de toda empresa tem a responsabilidade de gerir as diretrizes e agir como um facilitador de melhoria, de tal forma que as diretrizes possam manter-se ativas e renovadas de tempos em tempos. O nível tático deve exercer liderança sobre o nível operacional de forma sistêmica e continua levando o entendimento das diretrizes da empresa e a importância da relação com os clientes na execução dos produtos. Cabe ao nível tático vislumbrar as necessidades a serem supridas para que a empresa possa estar estruturada como resposta as demandas externas e tanto os recursos materiais como a equipe operacional estejam suficientemente preparadas. O nível tático cuida de áreas fundamentais para qualquer indústria colocar em prática suas atribuições, vejamos como por exemplo: vendas, engenharia de produto, engenharia de processo, PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção, gestão de materiais, estoques, produção, qualidade, manutenção, logística, segurança. Estas áreas em boa parte são tradicionais nas industrias e exercem suas atribuições de forma cientifica, ou deveriam. Infelizmente vivenciei diversas situações onde havia resistência em relacionar os conhecimentos científicos/acadêmicos as práticas de cada uma destas áreas. Aqui se faz presente a seguinte frase: “Aqui em nossa empresa a teoria é outra, na pratica”. Triste constatação de quem não sabia o que estava falando.
Os fundamentos devem ser a base para toda atividade prática. Neste ponto chamo a atenção a todos os níveis táticos para dois aspectos: 1) Os fundamentos científicos devem orientar todas as praticas que levam a execução de um produto; 2) A execução do item 1 deve estar alinhada com as diretrizes estratégicas para que possa os fundamentos científicos fazerem sentido ao negócio empresarial.
Todo nível tático dever ter como uma de suas atribuições a de planejar e cuidar pela execução da preparação dos níveis operacionais, para tanto manter os fundamentos científicos do negócio em alto relevo, bem como as técnicas de gestão e os alinhamentos estratégicos orientando o que e como agregar conhecimento no nível operacional.
O (A) convido a seguir nos acompanhando, nas próximas publicações.
Vem comigo!
MSc. Escamia, JH
CEO – OTTO