Como se toma decisão na empresa
janeiro 5, 2024Nível Tático – Gerencia
janeiro 9, 2024O mês passado tratei da dinâmica do Planejamento Estratégico, como fonte de abastecimento para a criação da Administração Estratégica e também como mecanismo da direção da empresa para realizar suas buscas de direcionamento e orientações que possam definir os objetivos, metas e estratégias de tal forma que a empresa desenvolva capacidade de competição no mercado e principalmente edificar a forma de tomar decisão na empresa.
Destaque dado as atividades da direção da empresa que ao executar o planejamento estratégico proporciona a capacidade de enxergar o momento presente da empresa com suas fortalezas e suas fraquezas, frente a concorrência e as demandas de seus clientes. Traz também a vantagem de estabelecer visão de futuro elaborando estratégias para alcançar aumento na participação de mercado e sustentabilidade do negócio.
Esta pratica deve produzir o plano estratégico que servirá como diretriz para o nível tático e operacional da empresa.
A direção é responsável pela determinação da EFICÁCIA (Fazer a coisa certa), pois ao praticar o planejamento estratégico consegue vislumbrar a coisa certa a fazer.
Aproveito para relembrar as seguintes definições:
Eficiência: FAZER BEM FEITO;
Eficácia: FAZER A COISA CERTA;
Efetividade: FAZER BEM FEITO A COISA CERTA
Direção da empresa: Cabem aos diretores;
Ações Táticas: Cabem aos gerentes;
Ações Operacionais: Cabem aos operários
Posto isso, vamos as correlações:
A Eficiência; ou seja. FAZER BEM FEITO é missão das ações táticas (Gerentes) e das ações operacionais (Operários);
A Eficácia; ou seja, FAZER A COISA CERTA é missão da direção da empresa (Diretores).
A Efetividade; ou seja, FAZER BEM FEITO A COISA CERTA é missão de constatação da equipe de controladoria que irá testificar se o resultado planejado foi realizado com sucesso.
Bem, conceitos relembrados, é hora de desdobrar o plano estratégico definido para os níveis táticos e operacionais.
A partir deste artigo, inclusive, tratarei das ações táticas (Gerentes) e operacionais (Operadores), que uma vez tendo recebido as orientações da direção da empresa através do plano estratégico, deverão realizar seus planos de ordem tática e operacional visando a EFICIÊNCIA (Fazer bem Feito).
Este momento é de vital importância à empresa, pois estabelece a conexão que faz sentido sobre a capacidade de fazer bem feito as atividades que sustentam o negócio agregado ao valor do direcionamento dado pela direção estabelecendo a construção das pontes para se buscar sustentabilidade futura.
Desta forma o (a) convido a continuar nos acompanhando nos artigos sequenciais, onde tratarei das obrigações dos níveis táticos (Gerentes) e operacionais (Operadores), na execução de seus planos orientados pelo plano estratégico.
O (A) convido a seguir nos acompanhando, nas próximas publicações.
Vem comigo!
MSc. Escamia, JH
CEO – OTTO