Indicadores de Desempenho (KPIs)
junho 28, 2023Controle e Padronização
junho 30, 2023A resposta a esta pergunta está diretamente ligada aos níveis táticos e operacionais, os quais possuem os meios de planejamento, correções e controles, visando novas formas de se produzir e de gerar custos menores, produtividade maior e melhor performance dos resultados de rentabilidade.
Não perder de vista o comprometimento da alta direção no tocante aos indicadores de planejamentos estratégicos, responsabilidade da direção, a mesma conseguira ter visibilidade para construir caminhos, edificar políticas e prover recursos para que os programas de níveis táticos sejam suportados.
Aqui cabe a reflexão sobre os papéis a serem desempenhados pela direção das empresas onde por muitas vezes realizam ingerência no nível tático, interferindo de forma equivocada e atrapalhando o processo. Aos diretores cabem a missão de construir caminhos, edificar políticas e prover recursos, utilizando para tanto planos estratégicos totalmente estruturados e multiplicadores de entendimento para onde a empresa deve seguir seu caminho.
Vamos olhar esta abordagem praticada até aqui, com o seguinte raciocínio, a seguir.
Quando apuramos o CPV (Custo do Produto Vendido) em um DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) e o mesmo apresenta um percentual elevado em relação a receita liquida nos deparamos com uma perda de valor absoluto no EBTIDA, bem como perda na capacidade de enfrentar as despesas da empresa.
Em uma relação de Causa x Efeito e neste caso o CPV elevado é efeito de más práticas de gestão e as causas poderão ser encontradas no processo produtivo de toda ordem, ou seja; baixa qualidade, mão de obra despreparada, máquinas com baixa disponibilidade, elevados tempos de Set-UP, ambientes desorganizados e sujos, elevados índices de gargalos, atrasos de suprimentos, vendas com baixa rentabilidade, alto índice de Turn Over e alto índice de absenteísmo, bem como total falta de visão e iniciativa nas práticas de um DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional), adequado as exigências e demandas do mercado para com a empresa.
É imperativo que o início de um processo de recuperação dos resultados, apresentados pela controladoria sejam da Diretoria da empresa.
Estabelecer caminhos os quais a empresa deva seguir, ou seja; que mercados atuar, quais produtos desenvolver, onde capitalizar os esforços já obtidos com produtos consagrados em novos mercados (Desenvolvimento de Mercado), potencializar estratégias de penetração de mercado – mercado atual e produto atual, através de uma estratégia logística de distribuição, enfim estas e outras estratégias corporativas fazem parte do universo da direção de qualquer empresa, ou deveria fazer!
A partir de definido os caminhos a seguir é natural que se produzam as políticas de vendas, mercado/clientes, relação com os clientes, produtos, tecnologia, recursos humanos, suprimentos, gestão operacional, qualidade, custos, etc.
Uma vez as políticas tenham sido estabelecidas abre-se a possibilidade de projetar os recursos para executá-las. Aqui cabe perfeitamente um Plano Diretor!
Estes pacotes de medidas, da Direção, devem ser repassados e orientados ao nível tático – gerentes para que executem os planos táticos (melhoria contínua), bem como repassem e orientem o plano operacional – operadores, os quais tem a missão de executar o momento presente, ou seja; FAZER E MANTER. Garantir o faturamento e o cumprimento de atender os pedidos dos clientes.