Gestão de Pessoas
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janeiro 24, 2024Inicio este tema procurando esclarecer a falta de entendimento, por muitas vezes, sobre os temas Metas e Objetivos.
Objetivos definem O QUÊ, deve ser feito!
Metas definem PARA QUANDO deve ser feito!
Estes temas tem alta relevância nas tratativas de um planejamento estratégico, onde logo após suas definições se declaram as estratégias, ou seja; COMO deve ser feito.
Bem, vamos tratar das definições das metas e indicadores!
Uma vez tendo definido os objetivos a serem conquistados a declaração das metas permitem projetar as execuções no tempo. Isto é fundamental!
A definição das metas impõe um rigor sobre a capacidade de entendimento se o tempo projetado para a execução dos objetivos estão perfeitamente projetados, ou seja; se prolongar em demasia o tempo de execução as etapas sequenciais poderão sofrer retardamento, sem contar que os custos irão aumentar. Caso o tempo projetado seja subestimado corre-se o risco de não conseguir cumprir com os objetivos definidos, no tempo, resultando em custos de retrabalhos e eventuais multas por não cumprimento dos prazos.
Então vejamos; definir metas deve ser um exercício com muita responsabilidade e planejamento. Ressalto que a estratégia a ser empregada (COMO FAZER) deve ser considerada e implementada.
O exercício de definir metas para os objetivos declarados deve ter um componente adicional o qual cumpre uma vital função que é a de exercer a função do controle sobre o cumprimento dos prazos estabelecidos e principalmente interpretar através dos indicadores de desempenho se as estratégias adotadas e suas implementações alcançaram o êxito desejado. Lembre-se os indicadores de desempenho devem ter total aderência a cada objetivo definido.
Normalmente as práticas que envolvem a utilização das metas e indicadores, devem estar dentro do contexto que faça sentido para realizações que favoreçam os resultados a que se propõem avaliar em uma empresa. Por tanto sempre será de bom termo medir os resultados antes de qualquer ação de correção. Saber a importância de determinado processo, compreender seus desdobramentos e constatar o resultado que está se obtendo ao final, na entrega.
Essa compreensão inicial deve ser documentada, entendida e repassada a todos que estejam envolvidos na execução do processo.
Desta forma posso sugerir uma trilha quando envolvem as metas e os indicadores.
- Compreenda a situação problema;
- Entenda o processo no seu todo;
- Meça o resultado desse processo no tempo atual;
- Entenda as repercussões das entregas deste processo;
- Ouça as opiniões dos clientes deste processo;
- Realize um mapeamento de todo o processo e avalie sua performance atual;
- Construa um plano de ação para as devidas correções;
- Implemente o plano de ação;
- Meça o resultado obtido, utilize os KPIs adequados;
- 10)Compare o antes e o depois;
- 11)Realize as conclusões e dissimine conhecimento.
O (A) convido a seguir nos acompanhando, nas próximas publicações.
Vem comigo!
MSc. Escamia, JH
CEO – OTTO