Estratégia deve ser o início do processo para construir o Custo Integral
junho 14, 2023Estratégia para a Gestão
junho 16, 2023Estratégia para a Tecnologia está totalmente inserida no papel da diretoria, pois através do plano estratégico, tarefa da direção, deverá pesquisar as inovações tecnológicas as quais estão orientando as atividades do negócio e para tanto elaborar um plano técnico e orçamentário ao longo do tempo de tal forma que a empresa possa manter-se em níveis competitivos favoráveis em relação a concorrência.
A questão tecnológica envolve inicialmente a compreensão das reais necessidades de inovação requerida pelos clientes atuais e novos clientes potenciais e o quanto irá exercer transformações na engenharia de produto.
É na engenharia de produto que se estabelece a qualidade do projeto do produto e daí desdobrara nas especificações técnicas dos materiais projetados, nos controles a serem exercidos nos ferramentais, nas orientações da engenharia de processo e nas diretrizes da qualidade.
Assim abre-se a possibilidade de focar em um budget o qual aloque recursos para estrategicamente a empresa possa competir com seus concorrentes e ter vantagem competitiva sobre os mesmos.
Esta relação da tecnologia e seus desdobramentos para com o desenvolvimento de novos produtos abre a visibilidade para novas máquinas (tecnologia), equipamentos adequados e ferramentais para serem adquiridos e a correlação apropriada para com as matérias primas.
Desta forma a direção da empresa estará de forma direta tratando os custos na sua melhor performance, pois estará além da atividade de controlar os custos, estará cuidando para que os meios produtivos possam estar favoráveis as inovações e garantam qualidade ao se produzir e esta atividade garanta redução nos custos e uma vez praticados de forma sistêmica estabelecerá padrão na forma de fazer e garantia na estabilidade dos custos.
A estratégia para a tecnologia ajuda a construir o Custo Integral.