Nível Tático – Gerencia
janeiro 9, 2024Planejamento da Produção
janeiro 11, 2024Houve um tempo que o comando de nível intermediário das empresas era exercido por pessoas que haviam se destacado na empresa e naturalmente obtido promoção de cargo e muito da pratica “manda quem pode e obedece quem tem juízo” era usual nas relações de comando entre chefe e subordinado. Outra questão também era o aprendizado de forma empírica, ou seja; o conhecimento adquirido de forma pratica e as ações de decisões e de conduta seguiam uma forma sem a participação de quem faz o processo do produto (operários). Desta forma o que fazer e o como fazer era centralizado no comando e os “fazedores”, faziam.
Bem este tempo acabou, ou pelo menos já deveria ter acabado para muitas empresas. A globalização, trouxe novos horizontes as praticas de gestão nas empresas, bem como o aumento exponencial na competição de nível global e o acirramento da concorrência. Estes fatores trouxeram ao mercado e aos clientes, capacidade de comparar os níveis de serviços (NS) e a qualidade dos produtos ofertados.
Este cenário acabou trazendo a necessidade de avaliar a forma de conduzir os negócios, bem como reavaliar seus recursos humanos, tecnológicos e de práticas de gestão.
Atualmente, aos gerentes de nível intermediário, cabe a missão de se prepararem continuamente nas questões cientificas, tecnológicas, de gestão e no tocante a inteligência emocional, edificando liderança sobre sua equipe e proporcionando um ambiente de compromisso e dedicação a fazer o produto com a qualidade requerida pelo cliente e a se fortalecer como equipe, capaz de enfrentar os desafios dos processos e seus indicadores de desempenho.
Posto isto entendemos que o exercício do nível tático em uma organização requer um conjunto específico de habilidades, conhecimentos e qualidades. Lembrando que o nível tático de gestão está situado entre o nível estratégico e o nível operacional e envolve a tradução das estratégias em planos acionáveis para alcançar os objetivos da organização. Abaixo estão algumas das principais características e habilidades necessárias para desempenhar eficazmente um papel no nível tático:
- Visão Estratégica: Os profissionais de nível tático devem entender a visão e missão da organização, bem como as metas estratégicas de longo prazo.
- Tomada de Decisão: Eles devem ser capazes de tomar decisões informadas com base em análises de dados, considerando as implicações de suas decisões em relação aos objetivos estratégicos.
- Habilidade Analítica: É importante ter a capacidade de analisar informações e tendências para identificar oportunidades e ameaças, bem como avaliar o desempenho atual.
- Planejamento: Profissionais táticos desenvolvem planos de ação detalhados para atingir objetivos específicos e alocam recursos de maneira eficaz.
- Comunicação: Eles devem ser comunicadores eficazes, capazes de transmitir a estratégia e os planos operacionais para a equipe de nível operacional e relatar o progresso à alta administração.
- Gestão de Pessoas: A capacidade de liderar equipes, motivar colaboradores e delegar tarefas é fundamental para o sucesso no nível tático.
- Conhecimento do Setor: Um bom entendimento do setor em que a organização opera é essencial para tomar decisões bem informadas e se manter atualizado sobre tendências e mudanças no ambiente de negócios.
- Habilidade de Resolução de Problemas: Lidar com desafios e resolver problemas complexos faz parte do dia a dia no nível tático.
- Gerenciamento de Recursos: Isso inclui a gestão de recursos financeiros, humanos e materiais para garantir a eficiência e eficácia das operações.
- Flexibilidade: A capacidade de se adaptar a mudanças nas condições de mercado e ajustar os planos conforme necessário é fundamental.
- Ética e Integridade: Os profissionais táticos devem agir com ética e integridade, tomando decisões que estejam alinhadas com os valores e princípios da organização.
- Orientação para Resultados: O foco deve estar em alcançar os objetivos estratégicos da organização e medir o progresso em direção a esses objetivos.
- Gestão do Tempo: Lidar com várias tarefas e prioridades requer habilidades de gerenciamento do tempo eficazes.
Vale ressaltar que o perfil exato necessário para atuar no nível tático pode variar de acordo com a organização, sua indústria e seus objetivos estratégicos específicos. Portanto, é importante adaptar essas habilidades e qualidades gerais às necessidades específicas da empresa em questão.
O (A) convido a seguir nos acompanhando, nas próximas publicações.
Vem comigo!
MSc. Escamia, JH
CEO – OTTO