Gemba Kaizen
agosto 4, 2023Logística Interna
março 26, 2024Tema envolvido em:
Medição e análise
Para que serve o tema
Os indicadores de desempenho de maneira geral, servem para serem apropriados em etapas previamente definidas de um processo com o objetivo de medir e analisar os resultados obtidos.
É oportuno que níveis de comparação entre resultados projetados e resultados realizados (objetivos) sejam demonstrados.
Os indicadores de desempenho são uma abordagem estruturada que ajuda as equipes a identificar, medir e analisar os problemas.
Encontrar as causas-raiz, desenvolver soluções e implementar ações corretivas, ficam a cargo das ferramentas da qualidade.
Eles fornecem informações quantificáveis e mensuráveis que ajudam a entender como algo está se saindo em termos de eficiência, eficácia e qualidade.
Objetivos a serem alcançados
- Melhorar a capacidade de entregar os pedidos no prazo acordado e de maneira integral (On Time – In Full)
- Melhorar a capacidade de avaliar a produtividade do processo produtivo
- Melhorar a capacidade de avaliar o tempo de resposta do processo produtivo
- Melhorar a capacidade de avaliar o CPV (Custo do Produto Vendido)
- Melhorar a capacidade de avaliar o ganho na MC – margem de contribuição
- Avaliar o compromisso dos operadores para com o negócio – Indicadores de Absenteismo e Turn – Over
- Avaliar o clima organizacional
- Avaliar rotineiramente o grau de satisfação do cliente