Indicadores de Desempenho – KPIs OTIF (On Time – In Full)

Gemba Kaizen
agosto 4, 2023
Logística Interna
março 26, 2024
 

Tema envolvido em:

Medição e análise

Para que serve o tema

Os indicadores de desempenho de maneira geral, servem para serem apropriados em etapas previamente definidas de um processo com o objetivo de medir e analisar os resultados obtidos.

É oportuno que níveis de comparação entre resultados projetados e resultados realizados (objetivos) sejam demonstrados.

Os indicadores de desempenho são uma abordagem estruturada que ajuda as equipes a identificar, medir e analisar os problemas.

Encontrar as causas-raiz, desenvolver soluções e implementar ações corretivas, ficam a cargo das ferramentas da qualidade.

Eles fornecem informações quantificáveis e mensuráveis que ajudam a entender como algo está se saindo em termos de eficiência, eficácia e qualidade.

 

Objetivos a serem alcançados

  • Melhorar a capacidade de entregar os pedidos no prazo acordado e de maneira integral (On Time – In Full)
  • Melhorar a capacidade de avaliar a produtividade do processo produtivo
  • Melhorar a capacidade de avaliar o tempo de resposta do processo produtivo
  • Melhorar a capacidade de avaliar o CPV (Custo do Produto Vendido)
  • Melhorar a capacidade de avaliar o ganho na MC – margem de contribuição
  • Avaliar o compromisso dos operadores para com o negócio – Indicadores de Absenteismo e Turn – Over
  • Avaliar o clima organizacional
  • Avaliar rotineiramente o grau de satisfação do cliente