Metodologia de Processos e os Custos
julho 5, 2023Mapeamento de Processos
julho 7, 2023Responsabilidades de uma área de mapeamento e melhoria de processos:
- Traduzir a visão estratégica para a operacional;
- Promover a melhoria contínua dos processos;
- Fomentar a inovação e a criatividade nas ações de processos;
- Coordenar as atividades de melhoria e inovação de processos através de uma abordagem de gestão de portfólio;
- Acompanhar os benefícios entregues a partir da melhoria e da gestão do dia-a-dia dos processos;
- Definir e manter métodos e ferramentas de apoio para as iniciativas de gestão de processos;
- Dar apoio às atividades de gestão da mudança durante os projetos de melhoria de processos;
- Fornecer recursos internos para o estudo, pesquisa e evolução de gestão de processos na organização;
- Apoiar o uso de sistemas e outras tecnologias relacionadas à gestão de processos; Compartilhar e disseminar conhecimentos relacionados a processos e resultados bem-sucedidos com gestão de processos.
Em termos gerais, a área de gestão de processos vai executar as atividades de levantamento, análise, elaboração e implementação de rotinas organizacionais.
A sistemática de Gestão de Processos compreende as seguintes etapas:
- Planejamento das atividades relativas à gestão de processos;
- Mapeamento dos processos;
- Análise e melhoria dos processos;
- Implementação das melhorias;
- Controle e avaliação dos processos;
- Reavaliação das melhorias.